Novos aviões dos Bombeiros ajudam a controlar incêndio no Parque Nacional de Brasília

 Aeronaves Air Tractor, capazes de carregar três toneladas de água, extinguem fogo que teve início no Setor Militar Urbano

O incêndio florestal no Parque Nacional de Brasília, que teve início na manhã de hoje, está sob controle, segundo informações do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, devido à contribuição das novas aeronaves capazes de carregar até três toneladas de água.
 "Ao jogar essa quantidade de água em poucos segundos se tem um poder de extinção muito maior. E por ser uma área de difícil acesso, foi o equipamento mais indicado para ser utilizado" explicou o chefe da Comunicação da corporação, tenente-coronel Mauro Sérgio de Oliveira.
 Ainda existem pequenos focos em áreas confinadas, mas o Corpo de Bombeiros assegurou que não há risco de propagação: "Vamos ficar a madrugada de vigia no local, para evitar a reignição dos focos de incêndio", ressaltou Oliveira.
 As aeronaves, importadas do Canadá, custaram R$ 1,9 milhão cada e têm autonomia para decidir a quantidade de água que será liberada.
 Além das duas aeronaves, que são modelo Air Tractor, também foram utilizadas 12 viaturas e um helicóptero, que facilitaram o trabalho dos 50 bombeiros militares.
 BAIXA UMIDADE - O fogo começou no Setor Militar Urbano (SMU), e a baixa umidade do ar contribuiu para aumentar o índice de inflamabilidade do cerrado.
 A área queimada será medida quando a fase de rescaldo for concluída, mas trata-se, em princípio, de um incêndio de médias proporções - abaixo de 100 hectares, o que corresponde a 100 campos de futebol.
 Atualmente, 215 militares combatem os incêndios florestais em 15 viaturas na capital do país.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem