Após sucesso da primeira edição, CooTEA reedita oferta de bolsa de estudo para jovens autistas

 A segunda edição contará com 25 bolsas de estudo para jovens entre 18 e 24 anos com TEA para a formação em Programação Full Stack com JavaScript


O CooTEA (Cooperação para Treinamento e Emprego de Autistas) – programa inovador focado na capacitação profissional e na inclusão de pessoas autistas no mercado de trabalho – anuncia a chegada de sua segunda edição. Uma iniciativa da Adapte Educação em parceria com a Alura, o Instituto Incluir, a Agir Social e a Poli-USP, essa edição do CooTEA visa proporcionar oportunidades de trabalho para jovens autistas através da formação em Programação Full Stack com JavaScript, proporcionando habilidades na linguagem mais utilizada atualmente no mundo da tecnologia.

 

Após o sucesso da primeira edição, onde 30 participantes receberam formação em Design Gráfico, o CooTEA oferece agora 25 bolsas de estudo para jovens autistas entre 18 e 24 anos de idade, para a formação em Programação Full Stack com JavaScript. Com uma abordagem inclusiva e adaptativa, o programa oferece uma jornada de aprendizado intensivo, compreendendo um total de 150 horas de curso, supervisão e encontros ao vivo distribuídos ao longo de três meses.

 

O compromisso do CooTEA vai além da formação. O programa oferece um suporte durante seis meses tanto para os participantes quanto para as empresas parceiras. Isso inclui orientação e assistência para as pessoas autistas recém-contratadas e para as empresas que os recebem, colaborando para uma inserção mais tranquila e fomentando mais ambientes de trabalho inclusivos e produtivos.

 

Uma das características marcantes do CooTEA é seu enfoque no emprego apoiado. Além de treinar autistas, o programa capacita as empresas a receber e colaborar com sucesso desses profissionais únicos. Isso permite não apenas a inclusão, mas também a criação de ambientes de trabalho mais diversificados e empáticos.

 

"Acreditamos que o verdadeiro sucesso não é apenas capacitar os autistas com habilidades técnicas, mas também criar um ecossistema no qual eles possam prosperar", disse Emanuel Santana. "Nosso suporte contínuo às empresas e participantes durante os seis primeiros meses de contratação é um reflexo do nosso compromisso com o sucesso a longo prazo."

 

Os participantes também terão acesso gratuito a três cursos da plataforma de tecnologia Alura, aumentando ainda mais suas habilidades e conhecimentos.

 

As inscrições estão abertas até o dia 1º de setembro e podem ser realizadas através do site oficial do programa https://www.cootea.com.br

 

 

Sobre o CooTEA:

 

O CooTEA, Cooperação para Treinamento e Emprego de Autistas, é um programa de impacto social que visa promover a inclusão de indivíduos autistas no mercado de trabalho. Por meio de parcerias estratégicas e uma abordagem inovadora, o programa oferece formação profissional e suporte para autistas e empresas, garantindo uma transição bem-sucedida para o ambiente de trabalho.

 

Contato de Mídia:

Marcia Pedralino

marcia@adapte.com.vc

 

---

 

FAQ:

 

  1. Quais são os pré-requisitos para participar do programa?

   Os pré-requisitos incluem ser autista com laudo médico, ter entre 18 e 24 anos de idade, conhecimento básico de computação e internet, acesso a um computador adequado e alta velocidade de internet, além de disponibilidade para as atividades da formação.

 

  1. Já trabalho com programação. Posso me inscrever?

   Sim, desde que você tenha o diagnóstico de autismo.

 

  1. Quantas vagas estão disponíveis?

   Nesta edição, serão aprovadas 25 pessoas autistas.

 

  1. O que acontece após o término do programa?

   As pessoas interessadas poderão participar dos processos seletivos para atuarem nas empresas parceiras do CooTEA.

 

  1. Como será analisado se eu sou autista?

   A apresentação de um laudo diagnóstico será necessária durante a inscrição.

 

  1. Não tenho acesso à Alura. Posso participar do programa?

   Sim, a Alura disponibilizará 3 meses de acesso gratuito a três trilhas de formação utilizadas no treinamento.

 

  1. Como serão realizadas as aulas do programa?

   Todas as aulas serão conduzidas online através das plataformas da Adapte Educação, Google Meet e Alura.

 

  1. Como e quando vou ficar sabendo o resultado da seleção?

   Os resultados da seleção serão comunicados através de e-mails ao final do processo.

 

  1. Concluir o programa me garante uma vaga de trabalho?

   Embora não possamos garantir uma vaga, todas as pessoas que concluírem o programa receberão um certificado de conclusão.

 

  1. Participar do programa me garante uma vaga de trabalho?

    Não, a comissão de avaliação irá deliberar sobre a seleção e encaminhamento dos participantes para as vagas disponíveis.

 

  1. As vagas de trabalho ocorrem em que formato?

    Todas as vagas de trabalho acontecem em formato de home office de forma remota.

 

  1. Quantas horas semanais preciso dedicar ao programa?

    O programa requer uma dedicação de 10 horas semanais, incluindo 1 hora de tutoria online ao vivo nas terças-feiras às 18h (horário de Brasília), bem como aulas gravadas que podem ser acessadas no melhor horário do participante.

 

 

Sobre a Adapte Educação:

A Adapte Educação é uma plataforma de formação especializada para terapia, ensino e a inclusão de autistas.

 

Sobre a Alura:

A Alura é uma das maiores plataformas de ensino online de tecnologia, oferecendo cursos de alta qualidade em diversas áreas.

 

Sobre o Instituto Incluir:

O Instituto Incluir tem como objetivo o diagnóstico precoce e a inclusão de pessoas autistas.

 

Sobre a Agir Social:

A Consultoria Agir Social é uma empresa de impacto positivo, especializada em ESG, com foco no S. 

 

Sobre a Poli-USP:

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI USP) é uma das primeiras escolas de engenharia do país e uma das mais tradicionais instituições de ensino do Brasil.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem