A expectativa de
79% dos clientes é que os descontos variem de 41% a 60%.
A Black Friday tem se consolidado como um evento de grandes dimensões no calendário do varejo mundial. Graças à proposta de vender produtos e serviços a preços mais atrativos, ela se tornou um dos maiores fenômenos de consumo no Brasil, atraindo milhões de pessoas que buscam promoções e descontos imperdíveis.
Em Uberlândia, a tendência é que
88% dos consumidores aproveitem os preços competitivos da data. É o que
sinaliza o levantamento realizado pela CDL Uberlândia durante o mês de outubro.
De acordo com a sondagem, a expectativa de 79% dos clientes é que os descontos variem de 41% a 60%.
Sobre a quantidade de produtos adquiridos, 49% deles devem comprar de 1 a 3 itens, 35%, de 3 a 5 itens e 16%, acima de 5 itens. Já o valor médio gasto em cada compra oscila entre R$500 para 30% dos respondentes, de R$500 a R$1.000 para 28%, de R$1.000 e R$3.000 para 28% e acima de R$3.000 para os 14% restantes.
Os produtos mais procurados neste período serão: calçados e acessórios (19%); moda vestuário (19%); eletrodomésticos (18%); eletrônicos (18%); casa e decoração (9%); produtos de beleza e cosméticos (8%); viagens (5%) e alimentos e bebidas (4%).
De acordo com a superintendente da CDL, Lécia Queiroz, os números apontam para uma recuperação significativa do varejo, que aproveita a data para alavancar as vendas, estreitar o relacionamento com o público e impulsionar seus resultados no final do ano. “Além do aumento imediato nas vendas, a Black Friday oferece às empresas uma chance de gerar dados valiosos sobre o comportamento de compra dos consumidores, permitindo ajustes em estratégias de marketing e aprimoramento de produtos e serviços. É o momento ideal para limpar estoques, lançar promoções estratégicas e fortalecer o relacionamento com o público” ponderou a executiva.
A principal fonte de informação sobre as promoções disponíveis durante a data são as redes sociais (63%), seguidas de sites de comparação de preços (28%), e-mail marketing (7%) e indicações de amigos ou familiares (2%).
O levantamento também destaca o
receio do público com relação às famosas fraudes online (60%), além da baixa
qualidade dos produtos (20%), da falta de estoque (12%), entre outros fatores
(8%). São preocupações genuínas, uma vez que 34% dos entrevistados já tiveram
alguma experiência negativa em edições anteriores da Black Friday.
Apoio extra para vender em
todas as datas
Para participar, basta baixar o aplicativo da CDL Uberlândia, realizar o cadastro e escanear o QR Code da campanha nas lojas participantes para validar o seu cupom.
A iniciativa da CDL Uberlândia
tem o apoio do Sebrae e o patrocínio das empresas: Autus, Claro, Costa Moraes,
Uberlândia Refrescos, Café Cajubá, Maiore Consultoria, Multi Imobiliária, OBDC
Contabilidade, Sicoob Aracoop, UP Brasil e Zapi Impermeabilizantes.