Senai-DF tem 4,2 mil vagas gratuitas para o primeiro trimestre de 2025

Quer começar o ano aprendendo uma profissão ou se aperfeiçoando na área em que você já atua? O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) abriu 4.250 vagas para 52 cursos gratuitos em 20 áreas. As aulas terão início nos meses de fevereiro e março de 2025


A oportunidade faz parte do Programa Senai de Gratuidade Regimental e é voltada a pessoas de baixa renda. São 3.590 vagas para cursos de qualificação — presenciais, semipresenciais e online — e 660 para cursos de aperfeiçoamento — todos presenciais.

O curso de qualificação tem o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho ou de lhe permitir uma recolocação profissional, enquanto o de aperfeiçoamento amplia ou atualiza competências de determinado perfil profissional. Em ambos os casos, o Senai concede certificado aos concluintes.

Neste edital de abertura de vagas, as capacitações têm de 24 a 380 horas-aula e são para as escolas do Senai no Gama, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), em Sobradinho e em Taguatinga. Os pré-requisitos variam de acordo com o curso e estão listados no edital e na página de inscrição. O candidato tem direito de se inscrever em mais de um curso, desde que em turnos diferentes.

Até 10% das vagas do total oferecido no trimestre são reservadas a pessoas com deficiência, conforme a Lei Federal nº 12.711/2012. Por meio do Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI), a instituição assegura a acessibilidade em todos os cursos e em todo o processo educacional. Caso as vagas prioritárias não sejam preenchidas por pessoas com deficiência, poderão ser destinadas aos demais candidatos.

Como se inscrever?
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do Senai-DF (cursos.senaidf.org.br). O preenchimento das vagas ocorrerá por ordem de inscrição.

Caso haja quantidade maior de interessados do que o número de vagas disponíveis, o Senai-DF ordenará os excedentes em uma lista de espera, conforme a sequência das inscrições.

Convocação para matrícula
Os candidatos que obedecerem aos critérios de classificação serão convocados por e-mail e/ou telefone. Será necessário comparecer à unidade em que o curso será ofertado para confirmação da matrícula, em até dois dias úteis, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 horas às 20h30. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados de um dos pais ou do responsável legal. O não comparecimento dentro do prazo estipulado acarretará a perda da vaga.

Para a fazer a matrícula, é preciso apresentar original e entregar cópia do RG, do CPF (ou apenas da Carteira de Identidade Nacional) e dos comprovantes de residência e de escolaridade. Para cursos de aperfeiçoamento profissional, também é exigida uma declaração de conhecimento prévio na área escolhida. No caso de alunos menores de idade, são necessários ainda o RG e o CPF (ou apenas da Carteira de Identidade Nacional) do responsável legal.

Presencial, semipresencial e online
Na modalidade presencial, as aulas são na escola do Senai-DF para a qual o aluno se inscreveu e a presença em sala de aula é necessária para a formação. Nos cursos semipresenciais, 80% da formação se dá em plataforma de educação a distância e 20% é presencial. Nos cursos online, as aulas ocorrem integralmente em plataforma de educação a distância.

Se tiver dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Senai-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, opção 1, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h30 às 18h30.

Mapa do Trabalho Industrial
Para atender à demanda da indústria do DF nos próximos anos, será necessário qualificar 186 mil profissionais de 2025 a 2027. O número contempla a necessidade de formação de 33 mil novos profissionais e de requalificação de 153 mil que já estão no mercado. O Mapa do Trabalho Industrial é elaborado pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e leva em conta o crescimento da economia e do mercado de trabalho.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem